quarta-feira, 8 de julho de 2015

Projeto Miniaulas

Habilidades com Perguntas


Essa metodologia visa ao professor, utilizar perguntas como metodologia de ensino. Para esse projeto experiencial, o aluno Geverton, em uma aula sobre Teoria do conhecimento: Ceticismo. Utilizou-se dessa habilidade de perguntar, para ver como e quanto ela se aplica com interesse para os alunos.
O plano de aula segue em anexo: 
Projeto Miniaulas
Plano de Aula- Miniaula sobre Perguntas
Responsável: Geverton F. Köhnlein
Assunto: Teoria de Conhecimento sobre Ceticismo
O que é o plano de aula:
A aula tem como objetivo, ter uma metodologia, que implique a instigar a pensar sobre o que é o ceticismo, através de perguntas e o método dialético. Esta aula tende a atingir os alunos, com perguntas referentes ao tema do Ceticismo. Este método era muito utilizado na filosofia de Sócrates para com seus discípulos.
Como funcionara:
O projeto funcionara com perguntas que instigarão aos alunos a pensarem a respeito do tema sobre o Ceticismo. As perguntas feitas aqui tendem a atingir a compreensão dos alunos sobre o tema, conseguindo chegar como resultado final a resposta primeira de o que é o ceticismo.
O conceito de Ceticismo:
O ceticismo é uma concepção de conhecimento que coloca em duvida a verdade de como se dá o mundo exterior, e até mesmo o mundo interior. Por esse motivo essa concepção é muito questionada, por não firmar alguma base sobre o conhecimento humano no mundo. De acordo com o Dicionário de filosofia, o ceticismo, é: “Concepção segundo ao qual o conhecimento do real é impossível à razão humana. Portanto o homem deve renunciar a certeza, suspender seu juízo sobre as coisas e submeter toda afirmação a uma dúvida constantes.” (p.42)
Perguntas para a aula:
Estas perguntas visam buscar os alunos ao diálogo em sala de aula, a respeito do tema sobre o Ceticismo:
  1. Vocês confiam no racionalismo apresentado na aula passada?
  2. O racionalismo apresentado na aula passada é coerente para o ceticismo? Por que?
  3. Alguém sabe o que é o ceticismo?
  4. Como se apresenta o ceticismo na história da filosofia?
  5. Que tipos de dúvidas o ceticismo coloca em questão?
  6. Por que para os céticos não podemos conhecer o mundo exterior?
  7. A concepção dos céticos a respeito do conhecimento é válida?
  8. Vocês confiam no conhecimento do mundo, no modo como vê ele?
  9. Vocês tem confiança de que um objeto tal, caindo de minha mão, chegou ao chão? (exemplo pergunta sobre o ceticismo)
  10. Será possível nos dias de hoje ainda usarmos a concepção do ceticismo?
  11. O que podemos entender então sobre a concepção do ceticismo?

     Relato de experiência do Pibidiano: 
     Essa habilidade foi me passada, com muito animação, pois vejo que ela é algo imprescindível para um professor em sala de aula. Ter aplicado ela em uma aula sobre ceticismo me ajudou ainda mais, pois essa habilidade não é algo que deve ficar de lado, o professor deve instigar ao aluno a perguntar e o professor perguntar ao aluno. Minha inspiração para esse projeto, foi Sócrates.  Vejo que os alunos se sentiram muito confusos no final da aula, mas essa confusão foi aquilo que eu pretendia atingir. Pois por terem deixado a sala de aula confusos, percebi que eles pensavam muito a respeito da aula que tiveram e isso me deixou muito feliz. 
    Fotos em anexo:








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