Projeto Miniaulas
Este projeto criado pelo professor André Vigano, visa a experiência docente dos PIBIDIANOS em sala de aula. Com isso, cada bolsista teve que desenvolver, uma aula sobre determinada metodologia de ensino. Dentre todas as metodologias existentes, foi dado ênfase nas seguintes:
- Habilidades com Pergunta;
- Recursos audiovisuais;
- Textos clássicos;
- Habilidades com Exemplos.
O seguinte projeto teve inicio no 2 trimestre do ano letivo, com as turmas do 1° ano e sob a abordagem de: Teoria de conhecimento. As experiências, planos de aula e fotos de cada aula, estarão disponíveis no blog conforme as aulas forem dadas.
Em anexo o projeto formalizado.
UNIVERSIDADE
DO VALE DO RIO DOS SINOS
UNIDADE
DE GRADUAÇÃO
PIBID-UNISINOS
Sub-projeto:
FILOSOFIA
Coordenador:
Clóvis V. Gedrat
|
||
Ano/Semestre: 2015/1
I - DADOS DA ESCOLA
SUPERVISOR: André Vigano
ALUNOS :
Geverton, Jéssica, Luís e Viviane
II - TÍTULO DO PROJETO: Miniaulas
- Natureza do Projeto: O projeto tem por intenção, encaminhar os PIBIDIANOS, para a experiência em sala de aula. Utilizando assim, meios de metodologias de ensino, para a prática do ensino de filosofia em sala de aula.
Etapas
|
Responsável
pela etapa
|
CRONOGRAMA
(PREVISTO)
|
|
INÍCIO
(dd/mm/aa)
|
TÉRMINO
(dd/mm/aa)
|
||
Citação
de exemplos:
Exemplo
teórico: citação
de exemplos relacionados ao assunto através do discurso.
Exemplo
prático:
exemplificação através do uso de materiais e práticas
relacionados ao tema.
|
Luis
Fernando
|
10/07
|
10/07
|
Perguntas:
Maiêutica:
questionar os alunos acerca do que sabem do tema, buscando trazer
à tona o conhecimento prévio que eles possuem sobre o tema.
|
Geverton
|
19/06
|
19/06
|
Leitura
e análise de textos:
Leitura
de textos clássicos, literários e de divulgação científica em
sala de aula. Explicação por meio de decomposição e síntese
de textos.
|
Viviane
|
03/07 |
03/07
|
Recursos
digitais:
Trabalhar
com vídeos, fotos, músicas e mídias que provoquem o pensamento
filosófico.
|
Jéssica
|
24/06
|
24/06
|
Aulas
expositivas:
Aulas
focadas na apresentação e explicação oral do tema.
|
Todos
|
AD
|
|
Saída
de campo:
Visitas
e atividades relacionadas à filosofia a fim de desenvolver o
conceito no plano prático.
|
Todos
|
AD
|
- Local/locais na escola: Sala de aula
- Número e turmas envolvidas: Primeiros anos.
- Horas investidas: Cada miniaula terá aproximadamente 50 minutos. Serão trabalhados somente com os primeiros anos. Portanto, averiguara-se quantas turmas são trabalhadas pelo professor, e com isso somar todas as horas necessárias.
- Etapas do projeto: O projeto tem como primeira etapa, a distribuição de cada miniaula para os Pibidianos. Após isso, cada Pibidiano deve formalizar e programar uma aula, com o tema de: Teoria de Conhecimento. Para com isso colocar em prática na sala de aula.
- Resultados esperados: Espera-se que este projeto, possa auxiliar, tanto os Pibidianos, quanto o professor. Pois a intenção dele, é poder averiguar, qual metodologia se enquadra para fins de sala de aula.
- Recursos necessários para o projeto: Serão necessários para o projeto: Impressão (para a miniaula com textos), retroprojetor (para a aula com recursos digitais) e auxilio em dinheiro para locação de ônibus (para a saída de campo).
- Fundamentação referencial do projeto (bibliografia, webgrafia, etc)
- Avaliação do Evento (realizado entre supervisor e alunos elencando os pontos positivos e os que podem ser implementados mais satisfatoriamente numa próxima edição do projeto. Se possível, identificar os fatores não satisfatórios)
- Fichários e documentação completa sobre o projeto e suas fases (guardar numa midia e entregar enviar para o coordenador)
Nenhum comentário:
Postar um comentário